segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Acne e remédios caseiros

Hey (: Hoje venho falar-vos de remédios caseiros, como forma de tratamento ao problema que toda a gente tem: a acne. Cabe-te a ti lidar com os surtos de borbulhas que podem afectar não só a tua aparência como a tua auto-estima.
Eliminar imediatamente as borbulhas
  • O 1º passo é usar um creme, loção, líquido ou gel de venda livre que contenham peróxido de benzoílo, deves aplicar diariamente. Este ingrediente tem uma acção antibacteriana e irrita ligeiramente a pele, estimulando as células mortas da pele a soltarem-se, levando à desobstrução dos poros. Para um produto mais suave tenta à base de ácido salicílico, tem uma acção esfoliante.
  • Ao 1º sinal de borbulha, utiliza um cubo de gelo envolvido em película aderente e comprime-o contra a área afectada, aplica duas vezes por dia ou se puderes de hora a hora, mas nunca por mais de 5 minutos. O frio reduzirá a inflamação e vermelhidão.
Tratamentos Alternativos
  • Aplica 1 gota de óleo da árvore-do-chá, 3 vezes por dia nas zonas afectadas, a fim de parar a inflamação e acelerar a cura.
  • Para a acne que surge antes da menstruação, bebe diariamente cerca de duas chávenas de chá de anho-casto. É necessário esperar dois a três meses para se verificar algum efeito. Não bebas maiores quantidades nas esperanças de veres os resultados mais depressa, pois corres o risco da situação se agravar.
  • Com algodão aplica vinagre ou azeite nas borbulhas, os ácidos podem ajudar a abrir os poros. A pasta de dentes também aparenta resultar, aplica à noite antes de te deitares.
  • Outro tratamento é uma mistura de especiarias e mel – mistura uma colher de chá de nós-moscada em pó com 1 colher de chá de mel e aplica sobre a borbulha. Deixa actuar durante 20 minutos e depois passa por água.
  • Um estudo revelou que em 5 dias o aloé vera cura completamente 90% dos problemas de pele. Aplica aloé vera ou espreme uma folha natural desta planta e aplica na pele.
Mantém a pele limpa – Mas não em excesso
  • Muitas pessoas pensam que manter a pele muito limpa ajuda a prevenir o aparecimento de poros obstruídos, contudo a limpeza excessiva pode provocar acne, pois estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. Limpa a pele, duas vezes por dia (de manhã e à noite) de preferência , com discos de algodão descartáveis, não deixes de aplicar um creme hidrantante após a limpeza da pele.
  • Homens: as lâminas de barbear devem ser limpas com éter para prevenir a proliferação de bactérias.
Espremer ou não espremer, eis a questão!
  • Se espremeres borbulhas, segue este método é aprovado pelos dermatologistas:
  • Limpa a área afectada e esterializa uma agulha segurando-a sobre uma chama durante 3 segundos, ou limpando-a com éter.
  • Depois, pica com cuidado a cabeça branca da borbulha.
  • Drene-a com algodão e limpe-a com uma solução de água oxigenada a 20 volumes.
Para pontos negros, utiize um aparelho extractor, que pode ser comprado na Internet ou em algumas farmácias (aconselho a ser comprado na farmáca). Amolece os pontos negros com uma compressa embebida em água quente durante 10 minutos antes de utilizar o aparelho.

Espero que alguma destas sugestões te ajude (: A tua auto-estima não deveria ser afectada pela acne, a beleza está também dentro de ti :D Dem o vosso comentário!
Para qualquer esclarecimento de dúvida ou sugestão de tema deixa o teu comentário ou contacta-nos para o e-mail: sosteenlife@gmail.com
Inês e Mariana
(S.O.S Teen Life)

1 comentário:

  1. adorei as dicas vou seguir algumas delas porque estou a sofrer de acne, sinto me mal perante outras pessoas

    ResponderEliminar