quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Os principais problemas dos Jovens

Hey *-*
Esta semana tem sido completamente CHEIA! É a correr para tudo, não há tempo para quase nada -.-' Desculpem a ausência de posts!

Os principais problemas dos Adolescentes
Na adolescência, confronta-mo-nos com questões muito difíceis, é nesta altura que tomamos escolhas decisivas e que podem marcar/alterar a nossa vida. Pois, a adolescência é complicada, vê aqui quais os principais problemas dos jovens!


  1. Falta de Amigos - Muitos são sociáveis, mas na verdade há jovens solitários, que por serem tímidos ou outro motivo qualquer têm medo da rejeição e por isso é complicado para eles integrarem-se num grupo ou até mesmo participar em actividades de grupo. Solução: Sê mais confiante e não penses que eles não farão amizade contigo. Participa nas actividades de convívio, vai fazendo pequenas perguntas que te permitam descobrir mais sobre essa pessoa/grupo e eles também te poderão ficam a conhecer melhor. Encontra algo que tenham em comum, algum gosto, hobbie, desporto,..., e falem sobre ele! Mais tarde, faz pequenos convites, para um passeio, lanche,...
  2. Questões sobre Sexo - É na adolescência que nós descobrimos a nossa sexualidade, personalidade e depois surgem as dúvidas sobre estas. Com tantas descobertas acabamos por ficar com dúvidas - sobre a nossa orientação sexual, sentimentos e sensações, dúvidas de origem fisiológicas ou de foro psicológico. Solução: Mete de lado as dúvidas, faz perguntas, pesquisa e tem conversas com amigos, pais, pessoas em quem confies que te possam esclarecer qualquer dúvida. Já sabes que o S.O.S Teen Life está aqui (carrega em 'aqui' e vê como podes enviar-nos a tua dúvida)!
  3. Problemas com os pais - Quantos não são os jovens que se revoltam com o controlo dos pais, com as atitudes dos pais, com os pais em geral! A razão é simples, sentem-se observados, controlados e pressionados, sentem que têm de estar sempre à altura de uma expectativa que não é a deles. Solução: Falem com os vossos pais, digam-lhes o que sentem, muitas vezes os pais não se apercebem que estão a ser excessivamente protectores. Digam aos vossos pais que precisam de um certo espaço, vão ver que eles vão encontrar maneiras de vos incentivar ao bom comportamento sem vos sufocarem. Lembrem-se que eles só estão preocupados com o vosso bem.
  4. Escola - Existem alguns adolescentes, bastantes até cujo factor mais stressante na vida deles é a escola. Porquê? Porque não conseguem atingir boas notas - por razões variáveis, falta de estudo, despreocupação, falta de concentração ou empenho, problemas do sistema nervoso,... - e por isso sentem-se frustrados e ansiosos, mas também pressionados pelos pais. Para além disto, temos a questão do bullying (se quiseres ver mais sobre este clica aqui) e a constante preocupação do que os outros alunos vão pensar de nós. Solução: Esforça-te sempre para o máximo e não para o mínimo, não tenhas preguiça e estuda, empenha-te!   Em relação à opinião dos outros, esquece-os, mantém-te fiel a ti!
  5. Aparência - Devido a tantas mudanças psicológicas, os adolescentes tendem a ficar inseguros quanto à sua aparência, afinal de contas é o que todos vêem primeiro. É completamente normal, no entanto lembra-te que uma boa aparência não é tudo, também importa a inteligência, forma de estar e personalidade. Solução: Para que os teus amigos não fiquem inseguros faz pequenos elogios (Adoro a tua t-shirt ou Fica-te bem o novo penteado) e para que tu não fiques com insegurança relembra-te todos os dias da tua beleza, não só a exterior como a interior, repete aos espelhos - Eu sou awesome, tenho qualidades e sou bonito(a)!
  6. Som bom em quê? - Toda a gente diz que somos sempre realmente bons em alguma coisa, e é verdade! Podes ainda não ter descoberto o teu talento, ou ser demasiado distraído(a) para descobrires, mas está atento porque vais descobrir! Todos temos algo de especial, podes ainda não te ter apercebido mas tu também tens!
  7. Culpa vs Vergonha - Por vezes cometemos atos dos quais logo a seguir nos arrependemos, mas aí entramos num dilema, ou admitimos e arcamos com as culpas e podemos ou não passar uma vergonha ou não admitimos e ficamos sempre com um peso na consciência e com sentimento de arrependimento. Solução: Neste aspecto de admitir ou não admitir têm de ser avaliados vários factores - quem é que prejudicas? serás capaz de guardar para ti? é muito grave o que fizes-te? Irás ser humilhado(a)? a culpa é só tua? - se quiseres que o S.O.S Teen Life te ajude, terás de nos enviar pelo sosteenlife@gmail.com qual o teu dilema, porque o tens e as respostas aos factores anteriormente mencionados, teremos todo o prazer em ajudar-te!
  8. Novas experiências - Nesta altura os jovens querem sentir algo, querem experimentar tudo e mais alguma coisa para sentirem qual a sensação. Hoje em dia somos facilmente seduzidos pelo tabaco, drogas, sexo,  tudo o que parecer dar uma sensação inigualável! Solução: Hoje em dia sabemos os riscos que corremos e como nos prevenir (se não sabes algo, diz que nós informamos-te). Não te metas em maus-caminhos apenas porque os outros estão a caminhar na direcção deles, ao invés disso vai na direcção inversa e tenta que eles venham contigo!
Espero que tenham ficado esclarecidas(os)!

Já sabem para divulgações/pedidos/parcerias/sugestões/opiniões/perguntas deixa o teu comentário ou vai a sosteenlife@gmail.com
Para esclareceres as tuas dúvidas visita este post e deixa-nos a tua dúvida ou manda-a para sosteenlife@gmail.com

Inês e Mariana,
(S.O.S Teen Life)

2 comentários:

  1. gostei muito do post... é verdade tudo o que dizes, e as soluções são muito boas!
    é importante falar sobre alguns assuntos e desabafar :)

    beijinho ♥

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post,está mesmo útil e acho que as soluções tão muito bem elaboradas para os problemas!Sem dúvida que muitos adolescentes terão encontrado uma grande ajuda neste post :b

    ResponderEliminar