quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Cabelos encaracolados

Hey *-* Este post foi pedido por uma leitora que sente alguma dificuldade em "domesticar" o seu cabelo encaracolado de manhã. Tentei fazer um post completo não só directamente relacionado com o cabelo encaracolado, mas também quis dar-vos a conhecer algumas dicas para uma cabelo saudável e os constituintes e respectivas funções de um fio de cabelo vosso.


Conhece o teu cabelo: 
  1. Cutícula - Principal estrutura do cabelo, é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios; 
  2. Córtex - fornece a força ao cabelo, e determina a cor e a textura;
  3. Medula - onde é determinado o corpo e a força do cabelo.




Ter um cabelo saudável e que demonstre isso mesmo é essencial nos dias que correm, não só pela nossa imagem mas também, principalmente pela nossa saúde.
Dicas de como ter um cabelo saudável:

  • Alimentação Saudável - Uma alimentação diversa e equilibrada dá-te as vitaminas e nutrientes necessários para um crescimento saudável do cabelo;
  • Usa produtos adequados ao teu tipo de cabelo (oleoso, seco, misto, normal, volumosos, ...);
  • Enxagua sempre bem o teu cabelo, de modo a não deixares resíduos de champô, condicionador, máscara, etc;
  • Utiliza água morna ou fria no cuidado do teu cabelo;
  • Evita tocares constantemente no teu cabelo, isto vai deixa-lo mais oleoso.

NOTA: Consulta também este post: Cabelo com aspecto saudável, que contém também ele algumas dicas que não se encontram aqui.

Agora vamos ao caso particular da nossa leitora: cabelos encaracolados.
Os cabelos encaracolados (e falo pelo meu) têm, geralmente, tendência a ser mais secos e frisados do que os cabelos lisos ou ondulados. É por isso, muito importante usar produtos que o hidratem.

Cuidados especiais a ter com cabelos encaracolados

1.Para além dos cuidados que tens com qualquer tipo de cabelo, tens ainda:
  • Com os cabelos ainda húmidos, aplica o creme para desembaraçar os nós; podes ainda usar espuma ou um sérum, que hidrata o cabelo ao mesmo tempo que define os caracóis;
  • Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo;
  • Utiliza finalizadores diários tais como silicone, gloss, reparadores de pontas, spray intensificadores de brilho, cremes, ..., isto vai dar um aspecto brilhante, definido e cuidado aos teus cabelos;
  • Corta periodicamente o cabelo, para evitares a quebra dos fios e das pontas secas e é uma forma de controlar os canudos (em geral, quanto mais pequeno for o teu cabelo, mais definidos serão os teus canudos).
2. Ao acordar:
  • Evita penteá-los a seco, procura fazê-lo quando ainda estiverem úmidos, para manteres a sua estrutura intacta e não ficares com um volume enorme.
  • Se o teu problema está também relacionado com o volume, então aconselho-te a teres em atenção a escova/pente que escolhes (brevemente farei um post sobre escovas e pentes), aconselho-te um pente de dentes largos, são os melhores para cabelos encaracolados. 
  • Desembaraça-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz.

Experiência própria: 


Por norma tomo banho ao final da tarde, após o banho estico a franja, aplico espuma no meu cabelo, moldo os caracóis e dou uma pequena secagem com o secador. No dia seguinte ao acordar, aplico um spray que ajuda a desembaraçar os nós, dou um jeitinho com os dedos e já está.
O motivo pelo qual não penteio o cabelo de manhã é que ao fazê-lo vou desmanchar os canudos.


Sugestão: Se já experimentas-te não pentear o cabelo num dia e não gostas-te do resultado, aconselho-te a ao acordares aplicares um creme ou spray que te ajude a desembaraçar os nós, ao mesmo tempo que manténs o teu cabelo hidratado e com caracóis. 

Posts relacionados:
Penteados p/dia-a-dia na escola

Se quiserem um post dedicado ao vosso tipo de cabelo é só dizer!
Espero que tenha ajudado a leitora que pediu este post :) Tentei fazer o mais informativo possível!


Já sabem para divulgações/pedidos/parcerias/sugestões/opiniões/perguntas deixa o teu comentário ou vai a sosteenlife@gmail.com
Para esclareceres as tuas dúvidas visita este post e deixa-nos a tua dúvida ou manda-a para sosteenlife@gmail.com
Inês e Mariana,
S.O.S Teen Life

2 comentários:

  1. Obrigada Mariana; aconselho te mesmo a investir num blazer, é realmente uma peça chave :)
    Bom post!

    beijinho

    ResponderEliminar