sexta-feira, 8 de junho de 2012

Problemas de Adolescentes: Auto-estima baixa

Hey! Estou de volta com mais um post e este é sobre a nossa auto-estima, já falei desta neste post: Auto-estima e Relações, no entanto como no Verão alguns jovens podem sentir-se mais complexados e como não tenho ideias (se tiverem alguma sugestão ou quiserem ver algum assunto tratado nesta rubrica, digam sff).

A auto-estima é a opinião que cada um tem de si mesmo. É influenciada por diversos factores, como o nosso ambiente familiar e o nosso grupo de amigos. Uma pessoa com baixa auto-estima caracteriza-se principalmente pela sua insegurança, pela sua sede de perfeccionismo e pela necessidade de agradar e de ter aprovação. A nossa auto-estima é afectada negativamente por críticas, sentimentos de culpa, rejeição, abandono, também o medo, a vergonha e a timidez influenciam.

Mas... Nós temos de conseguir confiar em nós, confiar naquilo que somos capaz de fazer! Vai haver sempre alguém que não vai gostar daquilo que és no teu todo, vai sempre haver alguém que irá pôr defeitos, mas é nessas alturas que tu tens de dizer para ti mesma(o): eu sou como sou e gosto de ser assim, ninguém pode abalar a tua confiança! Lembra-te que assim como há pessoas que irão ver apenas os teus defeitos, vai haver também pessoas que para além disso irão ver também as tuas virtudes.
Quando a auto-estima de uma pessoa está alta, ela tende a ser mais independente, segura das suas capacidades e ideias e persistente no êxito dos seus objetivos, não desiste e tenta solucionar as dificuldades. Para aumentarmos a nossa auto-estima é necessário haver um autoconhecimento, aprendermos a respeitarmo-nos, a identificarmos as nossas qualidades, tratar-mo-nos com amor e carinho. Se tivermos uma auto-estima elevada, toda a nossa vida melhorará, apenas porque passámos a sorrir para ela e para nós.

Aqui ficam as digas que também estão no outro post sobre como ultrapassar a baixa auto-estima:
  • Baixo desempenho - reconhece as tuas próprias qualidades (tens de certeza algumas!), mete em perspectiva todas as actividades que praticas-te ou praticas e procura aquela que te tenha deixado satisfeita ou com quem te identificas-te, quando a encontrares pratica-a, isso ajudar-te-á a teres motivação para seguires em diante.
  • Complexos com o corpo - esquece os modelos impostos pela tua cabeça e pela sociedade em que vives, começa a desfrutar daquilo que és, procura o que gostas no teu corpo e dá-lhe mais valor (olhos brilhantes, a tua altura, os teus lábios, sorriso, vais encontrar algo de certeza!), para te manteres saudável e em forma pratica desporto, uma alimentação equilibrada, cuida da tua imagem, realça as características mais bonitas em ti.
  • Rotinas - se estás farta das rotinas da tua vida, encarrega-te de a cada dia fazeres qualquer coisa diferente, com isto podes descobrir que és capaz de mudar e podes até gostar disso.
  • Incapacidade - Todos temos mais criatividade e habilidade dentro de nós do que imaginamos, descobre a maneira de trazeres isso à tona. Começa com actividades simples, vais adquirindo confiança e segurança, mais tarde aumenta o nível de complexidade das tarefas.
  • Maneira de ser - Tens de parar de sentir-te mal contigo, mentaliza-te que és interessante, tens pontos positivos, seja no teu físico ou na tua personalidade. Quando não te consegues destacar em nada é porque tens uma personalidade equilibrada, as diferentes partes combinam-se num grau suficiente. O teu complexo surge quando te comparas a toda a gente, deixa de te comparar, sente-te feliz por seres alguém único.
  • Força intelectual - Menos estudos ou cultura não faz de ti alguém menos inteligente nem inferior. Para desenvolveres estas capacidades lê, começa com livros curtos, com o tempo eles serão maiores.
Lembrem-se que são únicas(os) e acreditem em vocês, até mesmo quando outros possam não acreditar!

Digam o que acharam e dêem ideias para esta rúbrica, 
beijinho

Já sabem para divulgações/pedidos/parcerias/sugestões/opiniões/perguntas/ingressar nos links deixa o teu comentário ou vai a sosteenlife@gmail.com
Para esclareceres as tuas dúvidas visita este post e deixa-nos a tua dúvida ou manda-a para sosteenlife@gmail.com; para partilhares o teu segredo visita este post

Inês e Mariana,
S.O.S Teen Life

Sem comentários:

Enviar um comentário