quarta-feira, 6 de junho de 2012

# Verão: cuidados a ter

Hey, como estão?
Bem, como disse no post anterior " # Verão: cuidados básicos", neste post irei falar no mesmo assunto mas em zonas especificas do nosso corpo. Se quiserem que fale de alguma zona, sobre a qual não tenha falado é só dizer!

PELE
Apesar de ser uma zona muito vasta, quero falar dela. A pele é um órgão muito exposto ao ambiente que o rodeia e tal como ela nos protege devemos protege-la e podes fazê-lo tomando atenção aos seguintes factores:

  • Deves evitar a exposição solar nas horas em que a sua radiação é mais perigosa, o que em Portugal é entre as 11h30m e as 16h30m; 
  • Usa óculos com protecção ultravioleta, para protegeres os olhos, protector labial, para os lábios e chapéus ou bonés para protegeres a cabeça; em relação ao vestuário opta por roupas folgadas, de tecido leve e claro.
  • De acordo com os tipos de pele, os perigos pelas queimaduras solares aumentam ou diminuem, no entanto é importante usar sempre protector solar com o índice de factor de protecção adequado. Deves aplicá-lo 30 minutos antes de te expores e aplica-o de hora a hora. Atenção aos dias nublados, o sol continua a ser intenso;
  • Após a exposição da pele ao sol, deves aplicar um creme hidratante próprio para depois da exposição solar.
  • Uma alimentação rica e uma boa hidratação dão à tua pele um aspecto saudável e cuidado.



A exposição ao sol, sem o devido cuidado, pode provocar cancro da pele, envelhecimento precoce da mesma, manchas, queimaduras, ..., .

ROSTO
A pele na zona do rosto é muito sensível! Para além dos cuidados que referi aqui e que se devem manter ao longo do ano, no Verão surgem alguns cuidados especiais:
  • É aconselhável usares um protector solar especial para o rosto, consoante o teu tipo de pele (descobre-o aqui)  vê se é mais aconselhável um protector solar em óleo, logão, gel, ou outro; deves utilizar produtos que não sejam agressivos. 
  • Evita muita maquilhagem, pois vai obstruir os poros dificultando a transpiração. Antes da maquilhagem aplica protetor solar ou podes optar por produtos com protecção ultravioleta.
Acne e Herpes Labial - A exposição solar exagerada ao sol provoca um agravamento da situação do acne e é desaconselhável à pessoa já com o vírus do herpes labial expor o seu rosto muito tempo ao sol.

MÃOS
Muitos pessoas dão menos importância à aplicação do protector solar em zonas como as mãos, os pés e as orelhas (exemplo), no entanto estas zonas merecem igualmente a nossa atenção. No verão as constantes  lavagens e agressão solar deixam as mãos secas, propicias a manchas e calosidades, assim devemos:
  • Usar um creme hidratante, aconselhável um com protecção solar e que contenha lípidos vegetais, vitaminas (Vitamina E, exemplo) e antioxidantes, diariamente;
  • Esfoliar e lavar as mãos, com sabonetes neutros.
PÉS
À semelhança do que aconteça com outras zonas do corpo, os pés são muitas vezes esquecidos e não lhe é aplicado o protector solar, para além deste conselho fundamental encontram-se os seguintes:
  • Não compres calçado apertado, pois os pés com o calor tendem a inchar;
  • Utiliza calçado que facilita a transpiração;
  • Deves preocupar-te em mantê-los saudáveis, procedendo a uma higiene cuidada e a uma boa hidratação. 
CABELO
No Verão, o nosso cabelo é sujeito a muitas agressões (muito sol, cloro das piscinas, sal do mar, etc.) o que leva à perda de brilho e do aspecto saudável do cabelo. Para evitar isso e para além dos cuidados presentes no inicio do seguinte post e neste, deves:
  • Utilizar um protector solar (com películas de hidratação melhor) específico para o cabelo;
  • Após o contacto com a água do mar, se for possível passar o teu cabelo por água doce;
  • Utilizar uma barreira (touca, ex.) entre ti e a água do mar ou da piscina.

Digam o que acharam :)


Já sabem para divulgações/pedidos/parcerias/sugestões/opiniões/perguntas/ingressar nos links deixa o teu comentário ou vai a sosteenlife@gmail.com
Para esclareceres as tuas dúvidas visita este post e deixa-nos a tua dúvida ou manda-a para sosteenlife@gmail.com; para partilhares o teu segredo visita este post

Inês e Mariana,
S.O.S Teen Life

Sem comentários:

Enviar um comentário